19

O Altar é lugar de três coisas: ENTREGA, Sacrifício e Aliança…

TEMA GERAL: Reparando o altar quebrado. Texto base: 1 Reis 18.30b

“Então, Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do Senhor que estava quebrado.”

O altar é lugar para três coisas:

1. ENTREGA2. Sacrifício3. Aliança

O MONTE FUMEGANDO

“E todo o monte Sinai fumegava, porque o senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaca subia como fumaca de um forno, e todo o monte tremia grandemente.”

Êxodo 19.18

Basicamente, uma estrutura ou um lugar elevado em que se oferecem sacrifícios ou se queima incenso em adoração ao Deus verdadeiro ou a outra deidade. a palavra hebraica “mizbéahh” (altar) deriva do verbo radical “zaváhh” (abater; sacrificar) e refere-se assim basicamente a um abatedouro ou a um lugar de sacrifícios. (Gênesis 8:20, 12:21 e 16:2) de modo similar, a palavra grega “thysiastérion” (altar) deriva do verbo radical “thýo”, que também significa “abater; sacrificar”. (Mateus 22:4; Marcos 14:12) a palavra grega “bomós” refere-se ao altar dum deus falso. — (Atos 17:23).

No passado bíblico o altar sempre foi lugar santo e muito temido. Um lugar para desafios hercúleos e para gigantes da fé. é aonde não se vai por qualquer motivo. Vai para buscar a Deus e suas respostas. Revendo a História Hebréia o povo de Deus encontrava-se no deserto já havia três meses da partida do Egito e acampados defronte ao monte Sinai. Deus havia escolhido e pedido a Moisés que subisse ao dito monte e lá o patriarca permaneceu por longos quarenta dias num jejum sobrenatural com o Senhor Jeová. No momento em que deus se manifestou o monte se transformou num gigantesco altar de sacrifício.  Jejuando por um tempo tão prolongado e num esforço sobre-humano e impensável o homem mais manso da face da terra, o líder, o servo, com toda certeza se rende e entrega sua alma, praticamente sua vida que literalmente fica nas potentes mãos divinas naquele momento de uma comunhão tão especial a qual nenhum homem até então jamais havia experimentado. Era o El Shaday, o próprio Deus Altíssimo no monte que, ao mesmo tempo em que fumegava também vigorosamente tremia. Foi ali o lugar escolhido onde Deus falou com o homem, falou com a humanidade transmitindo Sua vontade. Entretanto, ao líder, o servo Moisés entrega-o as tábuas da Lei, o decálogo, os estatutos e as ordenanças onde continham os desejos divinos os quais deveriam ser cumpridos pelo povo hebreu para agradar e louvar ao Deus Eterno por toda a vida.

Analisando este tão lindo e sublime momento onde a potente presença celeste pairava sobre o Sinai percebo que o altar é realmente o lugar de entrega, sacrifício e aliança e de submissão à vontade do Pai. Uma entrega sem nada de reservas. Davi diz isso em Salmos 37.4,5. O próprio salmista se expressa e pede isso com ardente desejo no coração ao Senhor para ficar na Sua presença (salmos 27.4).  Queria aprender a se entregar a Deus de uma forma sem receios. Amado (a) irmão (a) saiba que o altar é lugar de o ser humano se reencontrar e fazer uma auto-análise (1 coríntios 11.25) para mudar de atitude ante novos desafios na caminhada cristã. Em João 3.16 há uma expressão bíblia que bem conhecemos “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho… (grifo nosso). Analisando a expressãodar, entregar, devolver” percebe-se que são termos semelhantes os quais nos dao uma clara ideia de compromisso. Deus fez isso conosco. Ele deu, ou melhor, entregou seu único filho como o cordeiro mudo por nos de uma forma tao dolorosa e triste num altar incomum: numa horrenda, cruenta, dura e pesada cruz. Dependurado por horas ele não gemeu, não reclamou e não murmurou ou rogou pragas sobre seus algozes. Ele amou… ele amou… ele nos amou ate o fim! Era a mais pura e linda entrega que o mundo já havia presenciado. ELE estava ali entre dois ladrões malfeitores. Deus fez isso, Deus fez assim, entregou o melhor que possuía no céu  por mim e por você, por nós, vis pecadores desde o ventre materno (Sl 51.5). O altar da entrega foi na cruz, meu amado… Na rude e triste cruz!

Você já meditou quantas e quantas vezes se entregastes tão pouco a ELE? ELE não nos pede muito. Há uma doçura no que Deus deseja de nos ele quer nossa fidelidade. Meditemos: Quando Moisés desce do monte… Que momento maravilhoso! O rosto do patriarca brilhava refletindo a doce glória divina que pairava sobre si! Você pode até perguntar… mas eu já entreguei a minha vida a ele quando o aceitei. Isso já basta! Não, não  é tudo quando há milhares de almas oprimidas pelo adversário ainda a alcançar pelo evangelho de Cristo. Lembre-se de Atos dos Apóstolos 1.8? Temos o nobre dever sermos testemunhas do que Jesus fez em nosso coração, a transformação de vida que o Espírito Santo operou pelo processo da regeneração e da santificação. E lá em nossa casa? Não há nada dizer? Então a entrega parte do princípio de que todos nós temos uma chamada para o ide. E só atende a esta chamada quem se entrega de todo o coração no altar.

Percebeu que é chegado o tempo de entrega? Tempo de novos desafios. De se lançar nos braços do pai, deixando que nos leve a novas experiências sobrenaturais com o sagrado, com o Espírito Santo de Deus e dizer: “Eis me aqui” (Isaías 6.8).  Não demore a compreender que o próprio Senhor o tem convocado para estar diante de um altar restaurado e fumegante da presença Dele para tocar-te. Seu coração ainda não arde, não fumega, não se comove (Lucas 24.32)? Não sentes a poderosa presença do Espírito dentro em si? Venha para o altar, lugar de incondicional entrega… Aleluias!

Continuação 1. ENTREGA – 2. Sacrifício - 3. Aliança

—————————————————————————————————————————————–

* Pr. GILVANDER GREGORIO DE LIMA. Ministro do Evangelho (Cad. CGADB n° 036261). supervisor do setor 10 da IEAD em Porto Velho/RO.  Mestre em Teologia pela FAETEL/SP. Casado com Valdirene e tem dois filhos, Juninho e Gabriela. É tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia/Brasil. Contatos via Msn separadoeconsagrado@hotmail.com e email majbmgregorio@bol.com.br

Comentários(19)

  1. Marcia Feitosa says

    Nossa que benção de Deus este artigo, pastor quero lhe dizer que o senhor e uma benção na mão do Senhor, continue assim vc e sua família e que Deus lhe abençoe grandemente.

  2. Miralvo Passos Guirra says

    O escritor de tal título deviria saber ou ter o minimo de respeito que o Deus verdadeiro é digno de tal honra
    que se o teu nome voce escreve com inicial maíuscula…. porque o nome de Deus tú escreve com letras minusculas.
    Barbaridade… faça me o favor…Gilvander

  3. Miralvo Passos Guirra says

    O escritor de tal título deviria saber ou ter o minimo de respeito que o Deus verdadeiro é digno de tal honra.
    que se o teu nome voce escreve com inicial maíuscula…. porque o nome de Deus tú escreve com letras minusculas???
    Barbaridade… faça me o favor…Gilvander

  4. AGNALDO says

    BOM, ALGUNS ERROS. COMO DIZER QUE( MOISÉS É PATRIARCA)OS PATRIARCAS SÃO ABRAÃO, ISAQUE, JACÓ E AS DOZE TRIBOS DE JACÓ. (FILHOS).

  5. Lopes8 says

    bom dia . o mais importante é a mensagem a explicação do que é o Altar o seu significado. a critica é rapida , é ligeira; por que nao se manifestou antes para passar um assunto tão profundo como este que a palavra de Deus nos deixou como bases profunda da sua manifestação no velho testamento.Faltou uma critica construtiva para este assunto que foi abordado.Bom diga -se de passagem 3 tipos de povos acompanhava Jesus.Os nescessitados , os criticos e aqueles que sabiam onde jesus estava tinha alguma coisa para se alimentar. hoje não é diferente. abraços.

  6. Roberto Gomes says

    Pois é, eu penso que as pessoas deveriam ter um pouco de censo, ou quem sabe, de respeito. São os “perfeitos ” ou quem sabe, os ‘ santarrões 1 os ‘ sabe tudo ‘. Minha agente só existe 3 formas de se obter conhecimento, a saber: 1) Ou vc estuda, pesquisa, analisa, reflete, pondera, considera e aprende; 2) ou vc tem a humildade de sentar para aprender de alguém ( porque ninguém é ninguém se não à sombra de alguém ); 3 ) ou então vc , através da fé, do sobrenatural ( pra quem acredita que é possível ), recebe lições de vida e lições pra vida apresentadas pelo próprio Deus. Isto posto, devo dizer-lhes o seguinte: ” É MUITA PREPOTÊNCIA ACHAR QUE SOMOS OS DONOS DA VERDADE, QUE SABEMOS TUDO, QUE SABEMOS MAIS DO QUE ALGUÉM ( A VIDA É MUITO CURTA PRA APRENDER TUDO E ENSINAR TUDO QUE SE APRENDE ). Seja vc humilde e simples, mas corajoso e determinado na sua missão. Tenho dito. Nascemos sem saber, vivemos aprendendo, e morremos devendo ao saber.

  7. Roberto Gomes says

    Parabéns ao pastor Gilvander Gregório de Lima pela exposição do tema. Deus continue lhe usando.

  8. gilberto ferreira carvalho says

    Deus é grande mesmo sendo escrito com letras pequenas,nós é que não somos nada mediante a palavra Deus e ante o nosso Deus,portanto Deus sendo escrito em letras maiusculas ou minusculas,continuará sendo Deus,o que vale é que,quem esta lendo entenda,caso não tenham entendido,o porque da crítica?,entendeu que o texto referia-se a Deus?então deve ter entendido a mensagem,devemos é agradecer quando nos deparamos com pessoas que nos traz a palavras de Deus,sendo em maiusculo ou minusculo,o termo Deus e o nome Deus sabemos que é um nome próprio,porem temos que respeitar já que entendemos a mensagem e não criticar,ai na hora que estamos lendo,vamos só mentalizar o ¨d¨ para ¨D¨ é dificil?

  9. Júlio Gime says

    DEUS seja louvado pelo grande comentário acima publicado pelo pastor Gilvander, pois sabemos que a nossa sabedoria em conhecer a PALAVRA DE DEUS não depende de homem algum mas DELE MESMO. Quanto as críticas, eu digo que cada um é livre de o fazer mas que seja para aprendemos não para denigrirmos o nosso próximo, pois ninguém é perfeito!

  10. Jai Santos says

    Eu achei o artigo muito bem, enquanto as críticas, ” desnecessário ” para mim não passa de um espírito de inveja, de competição, o pastor não deve dar créditos a esse tipo de pessoa, são manifestações de fariseus.

  11. luis silva says

    já mais alguém atira pedra em árvore que não dá fruto,pastor precisa ter costa larga para apanhar, abençoado de jesus não vali apenas ver certos comentário. continue fazendo e tendo espiração.esse critica ater jesus,que que ore pra descer fogo do céus,não sabeis de que Espirito sois, ESSE DEVE SER DO CONTRARIO , SAI DELE CAPETA.

  12. Andre Ribeiro says

    Meu Deus, fico triste com comentários desnecessários, muito bom ensinamento, acrescentou em minha vida, Deus abençoe seu ministério Homem de Deus.
    Sobre as criticas… vão se converter! “quem não é por mim, é contra mim” fica a dica!

  13. Mary Rose says

    Parabéns Pr. Gregório pela tema muito bem colocado sobre o que devemos deixar no altar: Entrega. Sacrifício e Aliança. Bem assim, pelos demais temas abordados neste Blog. Eu só tenho a agradecer! Obrigada!
    Quanto às críticas são meras bobagens.
    Deus abençoe a todos os que semeam e ajudam a semear neste Blog. Parabéns! Shalon Adonai!

  14. Ronaldo says

    Muito bom pr. Deus continue abençoando grandemente o senhor é toda sua família

  15. Cléver says

    A paz do Senhor a todos . A palavra de Deus é sempre para edificação e conhecimento e por essa razão me levou a tomar uma decisão muito importante na minha vida ministerial . O importante não é quem foi patriarca ou não . O mais importantes é que a palavra veio confrontar as nossas dúvidas e indecisões , para sermos guiados para o caminho da salvação e da obediência . Deus abençoe a v

  16. Cléver says

    Deus abençoe a vida do senhor PR. Giovander e o seu ministério . Amém .

  17. Sara says

    A paz do senhor.
    Achei muito interessante os estados.
    Uma benção , e sempre bom aprender, práticar , e guardar a palavra do senhor .
    E não só aprender pra nois mesmo, e sim passar para o próximo o que aprendemos .

Publicar um comentário